Educa News

Alunos de escola pública criam projeto para reciclar copos descartáveis em Saloá

Alunos utilizam o descartáveis para fazer fantasias e adereços — Foto: Ségio Neves/Divulgação

A hora do recreio é uma das mais esperadas pelos estudantes, não apenas para aproveitar o lazer e descansar, mas também para desfrutar do lanche que é oferecido na cantina. Mesmo no intervalo da aula, relaxando a mente, os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor João Marques, em Saloá, no Agreste de Pernambuco, têm sido disciplinados por meio de uma atividade eletiva.

O “Reciclômetro” é um equipamento criado pelos estudantes que faz a contagem de descartáveis. Foi através desse projeto que alunos e funcionários descobriram que mais de 16 mil copos são usados por mês na escola. Cada copo de plástico descartado no lixo é contabilizado nesse marcador. “A gente desenvolveu esse projeto com o estímulo de desenvolvimento para o baixo teor de lixo”, afirma a estudante Mysaele Leite.

Com o projeto da disciplina ainda em andamento, a direção da escola começou a se adequar para mudanças, como a substituição dos copos descartáveis pelos retornáveis. “É uma coisa tão simples. A gente não fazia a conta, mas quando a gente foi pra ponta do lápis foi que percebemos que vamos deixar de jogar 16 mil copos descartáveis na natureza, isso já é um grande ganho para a população da cidade de Saloá”, pontua José Maria, gestor da escola.

Enquanto a substituição não acontece por completo, os alunos reaproveitam os copos jogados no lixo. “Daqui para o final do ano a gente vai substituir esses copos descartáveis por copos plásticos, que serão lavados e reutilizados”’, afirma o estudante Phylypy Cabral.

Os copos são recolhidos limpos e usados para outras atividades como o concurso de cosplay, representação da caracterização de um personagem, criado para ser uma das etapas do projeto. Os alunos devem reaproveitar o descartável e colocá-lo na fantasia ou no adereço criado para o concurso. “A gente reutilizou os copos para fazer os braceletes, reutilizou os papelões também que são descartados pela escola”, diz a estudante Samara Richelly.

Na escola, o uso de copos descartáveis reduziu pela metade depois que os alunos começaram a utilizar as garrafas de água. “Os meninos, eles adotaram a garrafa, já que facilita para que eles não saiam da sala de aula, mantenham a disciplina e concentração”, reforça o professor Álvaro Deangelles.

A ação tem transformado o conhecimento dos estudantes, fazendo eles refletirem sobre o uso consciente de materiais que prejudicam o meio ambiente. “Agora, eles estão sendo conscientizados e vendo a importância dessa temática para trabalhar dentro da escola”, conclui Álvaro.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2019/08/14/alunos-de-escola-publica-criam-projeto-para-reciclar-copos-descartaveis-em-saloa.ghtml

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário