Educa News

Educação criativa no Amazonas: um olhar da educação pública com o Projeto Cosmos

O Projeto Cosmos é uma organização de jovens voluntários que desenvolvem atividades voltadas para o ensino da ciência, com foco em astronomia

Observamos realidades diferentes entre o “ensinar” nas escolas e o “aprender” na sociedade, tendo o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias. Neste contexto surge a educação criativa, permitindo abordagens de ensino mais direcionadas. Essa forma de aprendizado se desenvolve através de iniciativas, muitas vezes individuais, de professores ou entusiastas com mentes ativas e conectadas ao novo, possibilitando oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de ensino e aprendizados personalizados, objetivos e inovadores.

Muitas iniciativas extracurriculares se encaixam perfeitamente no conceito de educação criativa: são escolas, cursos ou projetos de programação, robótica, artes, música etc. Em Manaus, existem alguns projetos de incentivo, como o Cosmos, organização de jovens voluntários no ensino da ciência com foco em astronomia.

O projeto foi idealizado pela universitária Carlla Vicna, em 2015, e ajuda estudantes com palestras, aulas, preparatórios para competições e realiza oficinas e jogos educativos nas escolas e comunidades de forma gratuita. A partir do Projeto Cosmos, foram derivados novos projetos, como O Fabuloso Circo da Ciência e o Clube de Ciências.

As atividades realizadas pelo grupo podem ser acompanhadas pelo perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/projeto_cosmos/

Como Inovar a Educação no Brasil?

Essa pergunta será feita aos participantes da próxima edição do Repensar, em que a Carlla Vicna é uma delas. Com o tema educação criativa no Amazonas, Carla se junta a Karla Pereira e Marcella Sarah para debater sobre suas vivências no assunto e o que podemos fazer como indivíduos. O evento conta com a mediação de Durval Braga Neto.

O assunto debatido está inserido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Eles buscam democratizar o acesso a informação, gerando assim novas possibilidades de ensinos agregadas a educação criativa que possibilitam uma educação de qualidade.

Alcançar uma educação inclusiva e de qualidade para todos reafirma a crença de que a educação é um dos veículos mais poderosos para o desenvolvimento sustentável. Este objetivo busca garantir que todas as crianças completem a educação primária e secundária gratuita até 2030. Também pretende proporcionar acesso a formação profissional de custo razoável, para eliminar disparidades de gênero e riqueza, e alcançar o acesso universal a um ensino superior de qualidade.

FONTE: http://portalamazonia.com/educacao/educacao-criativa-no-amazonas-um-olhar-da-educacao-publica-com-o-projeto-cosmos

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário