Educa News

Instituições parceiras do IAMAR aplicam o Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras por meio de videoaulas durante a quarentena

No mês de março, o Instituto Alair Martins disponibilizou para seus parceiros a aplicação do Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras por meio de videoaulas, possibilitando às instituições darem continuidade ao desenvolvimento de seus alunos neste momento delicado de isolamento social. O desafio para os gestores pedagógicos e educadores foi adaptar para o ambiente virtual de ensino a parte do programa que antes era ministrada em encontros presenciais, assegurando a aplicação de todas as atividades propostas no plano curricular, sem perdas de conteúdo.

 

As organizações sociais parceiras, Associação Projov e União Brasileiro Israelita Do Bem Estar Social – UNIBES, ambas com atuação na região metropolitana de São Paulo, não só aceitaram o desafio como estão realizando uma aplicação de alta qualidade para seus alunos. Neste processo, os parceiros destacaram atividades fundamentais como: organização e planejamento da aplicação; registro e acompanhamento dos alunos; e comunicação constante e orientação sobre as ferramentas de videoconferência. Como a adaptação do programa neste formato é inédita, todo o progresso das atividades está sendo registrado em um “Diário de bordo”, no qual os educadores detalham as etapas trabalhadas em cada aula, suas impressões, dúvidas mais frequentes dos alunos e depoimentos. Ao final da aplicação, o material será disponibilizado como base de conhecimento referência para outras instituições.

 

A plataforma digital do Programa eZAPe! tem sido uma ferramenta essencial, pois entrega de forma prática e dinâmica os conteúdos, desperta o interesse dos alunos, permite a transformação de ideias em projetos estruturados, viabiliza o trabalho em grupo de forma remota e fornece total apoio aos educadores na gestão do progresso e performance de suas turmas. Diante de várias dificuldades enfrentadas neste período, merece destaque a grande rede de colaboração entre instituição, educadores e alunos, um verdadeiro exemplo de que dedicação, cooperação, criatividade e empatia derrubam barreiras.

 

O Programa eZAPe! contribui para que os jovens desenvolvam atitudes empreendedoras diante da vida. E neste momento tão desafiador para a educação brasileira, destacamos, no exemplo do trabalho realizado pelos educadores e alunos da Projov e da Unibes, a importância de uma das Virtudes Empreendedoras trabalhadas no programa: a disposição de aprender nas adversidades.

 

DEPOIMENTOS

 

“Em dias difíceis, tivemos que aprender a trabalhar de forma diferente. Tivemos que nos adaptar à tecnologia, mesmo ela sendo tão presente em nosso dia a dia. Buscamos o trabalho em equipe, juntamente com os jovens, para que nosso objetivo pudesse ser alcançado. Criamos novos métodos para levar o conhecimento, colaborando com o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Nós, instrutores, observamos que os jovens conseguiram responder a toda essa mudança de forma muito positiva. Conseguimos, juntos, instrutores e jovens, enfrentar as adversidades e fazer delas oportunidades de crescimento. A evolução é perceptível em todos.”

Educadora Adriani – Projov

 

“Nossos jovens, que hoje estão em seus lares resguardados e estão em início de carreira profissional, estão tendo aulas a distância. Iniciamos algumas aulas on-line em março de 2020, onde começamos com hangouts de até 10, educando por vez e hora, e vimos que este formato vem sendo muito proveitoso por parte dos educandos. Eu, como orientador do eZAPe!, observo que a grande maioria dos nossos jovens vem participando e interagindo muito bem, entregando exercícios, tirando dúvidas, interagindo e preenchendo as questões da plataforma do eZAPe!. Está sendo uma vivência única, diferente até então, e achei que poucos educandos iriam aproveitar o modelo de interação. Hoje, sei que me enganei, pois há uma grande participação dos jovens educandos em nossos encontros on-line junto à plataforma do eZAPe!. Fico muito feliz por participar desse momento na vida on-line desses jovens educandos e também por poder contribuir para a educação do país não parar.”

Educador Chester – Unibes

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário