Educa News

JOVEM DO INTERIOR DÁ EXEMPLO DE CIDADANIA

Saúde em crise, educação deixada de lado, estradas abandonadas… Bem, motivos para reclamar da iniciativa pública não faltam. Porém, tem gente que não se contenta só em reclamar, e resolve agir. Mas o interessante mesmo, é quando a pessoa que se engaja ainda nem tem idade para votar.

O jovem Alisson Supp Ribeiro, de 15 anos, começou a observar a situação do bairro onde mora, em Sanga da Toca, Araranguá, Santa Catarina, e decidiu descruzar os braços. “Comecei com uma postagem no Facebook que alcançou 100 pessoas”, conta ele. O assunto da postagem era a situação das ruas da localidade, com buracos e poças de água que tornaram o trânsito inviável.

“Sabe, as pessoas têm medo de botar a boca no trombone, eu sou diferente, eu pego e faço, não tenho medo de nada. Eu moro aqui faz 15 anos e sempre limparam as ruas todo ano, mas desde 2012 foi diferente. As condições das ruas estavam/estão horríveis, cheias de buracos, até a pé é difícil transitar. Os matos estavam altos. Então eu fui no mercado (perto de casa), tirei as fotos das ruas e publiquei. A situação dos matos foi resolvida esta semana”, conta ele, corajoso e inabalável.

Nada de comodismo. O adolescente fiscaliza e quer que o lugar onde mora fique decente, como a comunidade merece. “Sim, meu objetivo é ver toda Sanga da Toca com as ruas calçadas, todo ano eles virem limpar nosso bairro, por que realmente dá uma vergonha de morar aqui”, diz.

Apesar da pouca idade, ele diz que já há algum tempo observa a situação ao seu redor, mas não encontrava um jeito de mobilizar mais pessoas. “Tenho 15 anos, e nunca me envolvi porque não tinha meios de comunicação como redes sociais. Comecei a usá-las há 2 anos. Mas eu sempre comento aqui em casa e com amigos sobre a situação das ruas”, conta.

Analisando a iniciativa do adolescente, não é difícil imaginar para ele um futuro promissor, e ele próprio já faz planos para si. “Tenho interesse em 3 profissões: psicologia, política, e na área de locução.”

Com uma visão observadora, evidentemente que os olhos audaciosos do rapaz veem mais longe do que o bairro araranguaense. Ele analisa a situação brasileira como complicada, mas mantém o otimismo. “A situação atual do país está bem complicada, gasolina, gás, entre outros, sempre aumentando de preço. Tenho esperança, sim. Essas eleições vão dar muito o que falar com os candidatos que vão concorrer à Presidência do Brasil”, diz ele, que até arrisca aconselhar o eleitor brasileiro. “Tudo depende do dia de amanhã. Temos que pensar no futuro do nosso país, escolher um presidente bom, que faça as coisas”, comenta.

A postagem de Alisson despertou a vontade de movimentar em outras pessoas, e vizinhos dele formaram um grupo para procurar as lideranças políticas e pleitear melhorias para a rua. As cobranças já deram resultado, e o matagal que tanto incomodava, foi roçado.

Mesmo assim, há muita coisa ainda para melhorar. E Alisson garante que não vai descansar até ver o bairro onde vive como a população do local merece. “Penso em manter tudo sempre limpo, e constantemente vou estar em cima dos políticos para manterem nosso bairro melhor. Sempre vou lutar pelo meu bairro”, completa.

Fonte: Jornal Correio do Sul

(http://www.grupocorreiodosul.com.br/jornal/jovem-da-exemplo-de-cidadania/)

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário