Educa News

Três passos para um jovem empreendedor iniciar a sua jornada de sucesso

Empreender com sucesso é o sonho de muitos. Mas as atitudes desafiadoras que são necessárias podem atrapalhar os jovens empreendedores a caminhar rumo aos seus objetivos. Confira três passos simples que irão ajudar:

1 – Saia do lugar – No mínimo irá aprender

Empreender é se desafiar e colocar alguma ideia em prática, é fazer acontecer e ter a responsabilidade pelas escolhas, mesmo que haja riscos. Nada menos que 60% da população sonha em abrir uma empresa, conforme pesquisa do Instituto Endeavor. É fato que o sonho de empreender muitas vezes não vira realidade.

E por que isso ocorre?

O motivo principal é o risco de não dar certo, interligado com o medo de perder os recursos dispostos ou também pela falta deles.

De uma forma ou de outra, é necessário pagar o preço para evoluir. Tem que existir coragem para agir. Ao sair do lugar, você aprenderá no caminho, desde que esteja disposto a criar novas competências e vencer obstáculos.

O que de pior pode acontecer?

Imagine que empreender é participar de um jogo. Em um jogo, existem apenas as possibilidades de vencer, empatar ou perder.

Perder o jogo é o pior cenário, principalmente se levar muito tempo para recuperação. Porém, a perda é momentânea e de uma forma ou de outra ela passa. Existem inúmeras histórias de empreendedores que voltam ainda mais fortes após algum fracasso. Tudo vai depender da vontade de vencer e do foco na solução.

2 – Pense grande. Mas comece pequeno para reduzir os riscos

Pensar grande e sonhar alto é o que mantém a esperança do crescimento e da conquista, sempre sonhe grande e visualize a vitória. Mas ter os pés no chão também é importante para evitar perda de energia e decepção.

Começar pequeno diminui consideravelmente os riscos. Uma alternativa é reduzir a escala do seu negócio e testar na prática as atividades. Faça pesquisa mercadológica, estude a realidade da sua atividade e realmente coloque a mão na massa antes de assumir grandes compromissos.

O planejamento é indispensável, mas planejar demais retarda a ação e causa perfeccionismo. Uma alternativa é ir colocando em prática o que foi estruturado para ver os resultados, reduzindo os riscos.

3 – Se for para errar, erre agora. Se for para acertar, acerte agora.

Inicie hoje mesmo o seu projeto. Estude todas as possibilidades de levar o seu sonho adiante. Peça a opinião das pessoas próximas que são importantes para você e coloque a ideia em prática, mas tenha alguma atitude e não fique parado, pois isso atrasa os próximos passos.

Se errar, o resultado será o aprendizado. Você tem consciência de que quem está na chuva pode se molhar. E claro, você sabe que não vai ficar na chuva se molhando por muito tempo de braço cruzado, pois vai sentir a hora de avançar ou de recuar na sua atividade. Este é o papel do empreendedor.

Certo, errar é a possibilidade negativa e pode acontecer sim. Mas pensando positivo, o que vai acontecer se você acertar? O sonho será realizado.

É lógico que o sucesso não nasce do dia para a noite, é necessário muito trabalho e persistência. Inicie agora mesmo, esperar não vai resolver nada, já que você só vai gastar o seu precioso tempo de vida. Empreender é se desafiar a todo momento. Não espere para fazer acontecer, faça e espere para ver o que acontece!

 

Fonte: Diarinho

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário