Thiago Borba Silva

Thiago Borba é natural de Brasília, nascido em 1982, foi criado por seus pais, numa família pequena, filho de Anita Canela e Reinaldo de Oliveira, sempre quis ser empresário então começou a reformular suas técnicas e estudos com um único objetivo, melhorar de vida e mudar uma história de insucesso. Formado em administração de empresas pelo IESB (INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BRASÍLIA), possui uma barbearia que seu avô Vicentino montou e deixou para que o filho e o neto tomassem conta, sempre foi obstinado a ter tudo o que quis, em nenhum momento pensou em entregar os pontos, trabalhou duro para ter o reconhecimento e admiração da família, hoje é um dos grandes nomes de referência em barbearia em Brasília.

“Sou barbeiro desde pequeno, meu avô me ensinou muito” palavras de Thiago ao se lembrar de tudo o que ocorreu para a concretização de um sonho. Resolveu escolher a área de prestação de serviços porque busca sempre conhecimento. Nada nunca está bom e sempre há de melhorar, conformismo é uma palavra que a minha vida não tem, o proprietário da barbearia conta que a vida em casa era muito difícil “às vezes não tínhamos arroz e feijão para comer, então meu pai preparava angu de milho para que não passássemos fome, eu e minha mãe. E mesmo com as dificuldades, sempre privamos pela honestidade e dignidade que meu pai atribuiu a mim.”

Se hoje tenho o que tenho, devo somente a Deus e minha família, além dos meus clientes que contribuíram muito para o meu sucesso, tudo aconteceu no seu devido tempo, as dificuldades foram tamanhas para realizar um sonho.

O início:

Vicentino, Nascido em 1966, abriu o primeiro comércio na asa sul com 2 ajudantes para auxiliá-lo nos serviços da barbearia e com 2 cadeiras para a opção de barba, corte e cabelo, além da higienização. “Lembro do meu avô aparando a barba do nosso vizinho, ele passava a lâmina com tanta leveza que ninguém tinha medo de cortar com ele, tinha dias que eu ficava horas na barbearia observando todo o processo, quando me formei em administração em 2004, resolvi inovar e criar cartões de fidelidade para os clientes. Passamos por uma crise muito grande em 2005 pois não tínhamos capital de giro, o que nos desesperou. Meu avô se aposentou e deixou o negócio com meu pai, eu resolvi tomar a frente para não deixar o negócio de família falir, peguei vários empréstimos para quitar dívidas com credores e pagar funcionários”.

Em 2010, o negócio foi de vento em polpa, Thiago conseguiu quitar seus empréstimos com o banco após ter uma ascensão em sua loja no shopping Venâncio 2000, e conseguiu um bom dinheiro porque não havia concorrentes e com o mercado cada vez maior de homens vaidosos a loja se sobressaiu sobre os salões de beleza, inovação, comodidade e eficácia foram pontos decisivos.

O ingresso ao mundo de trabalho foi através do avô, que o incentivou muito pagando até mesmo seus estudos na faculdade, enquanto o senhor Vicentino fazia o banho de gordura de porco, nesse tempo, o neto passava a navalha na lima, para esterilizar e limpar. Ele viu oportunidades de crescimento através do avô.

Thiago é perfeccionista e queria inovação sem deixar de lado o começo da trajetória de seu avô. Sua principal qualidade e virtude foi a determinação, pois os negócios precisavam de uma ascensão e ao mesmo tempo disciplina “para chegar até onde cheguei não foi nada fácil, a concorrência aumentou e a solução encontrada foi mudar a loja para o núcleo bandeirante, onde tinha menos gasto e mais clientes”.

Durante um tempo, demitiu os 2 funcionários que tinha para cortar gastos e com isso recomeçar. A segurança e a persistência de que tudo daria certo foram 2 vínculos para que ele tinha como prioridade sua família e Deus. O caminho não foi fácil, foi árduo e muito difícil, porque tinham pouco dinheiro para ser investido.

Ser líder foi sem dúvidas um diferencial para Thiago, pois ouviu muitas críticas e sugestões para que trancasse suas portas e dicas para se dedicar a concursos públicos no mercado, mas, para ele, seja qual segmento for, o diferencial é o prazer de fazer aquilo que se gosta, as pessoas sempre podem ter grandes idéias para mostrar ao mundo.

“Não foi nada fácil empreender, pois passava o dia no trabalho tentando organizar as finanças, atender o cliente com satisfação e ainda fazer a faculdade à noite, foram noites mal dormidas, contas e mais contas para pagar, tudo que vem fácil não dura, eu aprendi a gerenciar meu comércio ouvindo conselhos de todos, o lucro chega somente depois de um tempo mínimo de 5 anos de investimento e eu já estava cansado, tinha gasto tudo no meu sonho e do meu avô.”

Em 2012, Thiago alcançou o sucesso após ter a atitude de fazer relaxamento facial do rosto no processamento de pós-barba, pois com a crescente onda dos barbeadores elétricos e tratamentos a laser para barba definitiva, enxergou-se a necessidade de prevenir a pele contra queimaduras e irritações, Thiago conta que superou dificuldades, pois pensava que não daria certo, e no fim ficou tudo bem. Hoje recebe uma média de 20 a 25 clientes por dia, oferecendo pacotes exclusivos de limpeza de pele e banho facial.

Em 2015, o negócio vai muito bem, pois Borba está muito feliz com o que faz e se identifica, ele almejou tudo o que quis e conseguiu com bastante esforço cada bem adquirido, hoje, a família vive bem e feliz por seu sonho realizado.

A minha mensagem é “Qualquer pessoa pode ser empreendedora, basta acreditar em si e mergulhar nos sonhos com planejamento e criatividade e esse é o coração de qualquer empresa. Thiago teve que trabalhar de 00h00 ás 06h00 em um supermercado, para pagar dívidas.

Meu conselho aos jovens é “Você têm que fazer o que gostam e se dedicar ao máximo, ter persistência e buscar conhecimento, desistir é fácil e persistir é o difícil, os jovens precisam acreditar em si e buscar sempre os estudos, eles são a prova que nada é impossível”. Thiago pretende expandir mais ainda, com barbearias por Brasília, pois a meta e ter 4 unidades. A mensagem que ele deixa é “Corram atrás dos seus sonhos porque quando se deixa para trás um sonho, se deixa um pedaço do futuro junto com ele”.

Trabalho de Empreendedorismo IAMAR
Nome: Cláudia Sandra Márcia Soares de Oliveira
Nome do Entrevistado: Thiago Borba Silva

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário