IAMAR

A Educação para o Empreendedorismo é, sem dúvida alguma, uma ideia cujo tempo chegou. O empreendedorismo emerge como o desenvolvimento de uma atitude básica proativa e construtora diante da vida como um todo, de modo particular, diante do trabalho.

Para o IAMAR, fomentar o Empreendedorismo é a premissa básica que a sociedade necessita para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, que se tornou mais complexo, competitivo e exigente. Precisamos desenvolver pessoas dotadas de visão positiva de futuro, perseverantes e preparadas para o processo de sonhar, planejar e construir seu próprio caminho. É imprescindível desenvolver novas competências e habilidades nos jovens e, consequentemente uma nova postura de ser e agir.

Ao lado da Educação Básica e Profissional e em interação sinérgica com elas, emerge a Educação para o Empreendedorismo como uma nova via de preparação das novas gerações para o ingresso no mundo do trabalho. Um plano de carreira profissional só tem sentido pleno se for parte da realização de um plano maior - que é a realização do projeto de vida da pessoa. Sendo assim, o conceito de Educação para o Empreendedorismo se amplia e se torna uma atitude básica diante da vida

Cresce a cada dia, em número e em diversividade de enfoques metodológicos, à iniciativas no campo da Educação para o Empreendedorismo em nosso país. Esse dinamismo, sem dúvida alguma, já configura a instauração de uma tendência irreversível numa determinada direção: a de incorporar a Educação para o Empreendedorismo como um componente indispensável da educação das novas gerações para a vida e para o trabalho.

Desta forma, ao escolher, em especial, o jovem como destinatário, o IAMAR optou por atuar junto a um segmento estratégico da nossa população, pois ajudar os jovens a se viabilizarem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais e ou empreendedores é contribuir para a ruptura da reprodução intergeracional da pobreza, da ignorância e da brutalidade em nosso país.