eZAPe!

MOSTRA ATITUDES EMPREENDEDORAS MOSTRA ATITUDES EMPREENDEDORAS

Celebrar anualmente o empreendedorismo em um evento especial sempre foi um grande marco na história do IAMAR, realizado em conexão com a Semana Global do Empreendedorismo - movimento global que ocorre em novembro e que busca fortalecer a Cultura Empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

A Semana é um dos marcos da Rede Global do Empreendedorismo, que atua durante todo ano em mais de 140 países e que no Brasil tem como organização anfitriã a Endeavor Brasil.

O evento é um reconhecimento ao poder de transformação e impacto do empreendedorismo, e também da própria figura do empreendedor para a transformação econômica e social do país. Neste contexto, há cinco anos, o IAMAR promove em novembro a Mostra Atitudes Empreendedoras para celebrar o empreendedorismo aliado ao protagonismo juvenil. Por isso, são convidadas para a Mostra as instituições parceiras aplicadoras do Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras, que selecionam alunos e educadores para representá-las mediante o regulamento da Mostra de cada ano.

Os requisitos de seleção são colocados aos participantes do Programa eZAPe! como uma forma de motivar os alunos pela excelência em seus projetos e reconhecer os destaques. Em 2018, foram 5 critérios utilizados na seleção dos grupos participantes:

  • 1 - Aprendizado no Empreendedorismo eZAPe!: desempenho nas sessões Virtudes Empreendedoras e Cuide Bem do seu Jardim.
  • 2 - Entendimento do público-alvo: o grupo demonstrou ter estudado e compreendido seu público-alvo (entrevistas de empatia).
  • 3 - Inovação: o projeto propõe uma solução criativa e aderente para a situação problema de seu público.
  • 4 - Impacto na comunidade: o projeto impacta de forma positiva a qualidade de vida e o meio ambiente da comunidade.
  • 5 - Viabilidade técnica: o projeto apresentado mostrou viabilidade de implementação e aplicabilidade.

A V Mostra Atitudes Empreendedoras 2018 foi marcada pela experiência dos alunos participantes no Startup In School Edição IAMAR.

Para estimular o potencial empreendedor dos jovens participantes do Programa eZAPe! e reconhecer os melhores desempenhos, realizamos em 09 e 10/11 um evento que reuniu 8 grupos de alunos do programa, cada um acompanhado de seus educadores. Eles participaram em São Paulo do Programa Startup in School

Foram 16 horas de workshops, em dois dias de evento, conduzidos pela consultoria de inovação social "Ideias de Futuro". Com conteúdo organizado em 4 módulos, os alunos desenvolveram competências empreendedoras e foram introduzidos a linguagem de programação:

  • MÓDULO 1 - IDEAÇÃO E DESIGN (incluindo técnica Design Sprint)
  • MÓDULO 2 - OFICINA DE PROGRAMAÇÃO (APP INVENTOR)
  • MÓDULO 3 - MODELO DE NEGÓCIO (CANVAS)
  • MÓDULO 4 - APRESENTAÇÃO (PITCHES), FEEDBACK E PREMIAÇÃO. Colaboradores e parceiros do SISTEMA MARTINS foram voluntários na composição do time de jurados

Após os dois dias de imersão, a comissão julgadora assistiu a um pitch de 4 minutos sobre o aplicativo desenvolvido por cada grupo e os avaliou na metodologia do Startup in School em 6 quesitos:

  • 1 - Entendimento do público-alvo.
  • 2 - Inovação: o projeto propõe uma solução criativa e aderente para a situação problema de seu público.
  • 3 - Impacto positivo na qualidade de vida da comunidade.
  • 4 - Sustentabilidade financeira do modelo de negócios: proposta de valor adequada e monetização consistente.
  • 5 - Viabilidade técnica de implementação e aplicabilidade. 6 - Protótipo que facilita o entendimento da solução final.

Cada integrante do grupo vencedor recebeu R$ 300 em vales-compra, mas o sentimento ao final destes dois dias foi de que todos os participantes da Mostra foram campeões e exemplos de protagonismo juvenil e atitude empreendedora!