eZAPe!

Celebrar anualmente o empreendedorismo em um evento sempre foi um grande marco na história do IAMAR realizado em conexão com a Semana Global do Empreendedorismo, movimento global que ocorre em novembro e que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. A Semana é um dos marcos da Rede Global do Empreendedorismo, que atua durante todo ano em mais de 140 países e que no Brasil tem como organização anfitriã a Endeavor Brasil. O evento é um reconhecimento ao poder de transformação e impacto do empreendedorismo, e também da própria figura do empreendedor para a transformação econômica e social do país.

Neste contexto, há quatro anos o IAMAR promove em novembro a MOSTRA ATITUDES EMPREENDEDORAS para celebrar o empreendedorismo aliado ao protagonismo juvenil e aos relatos inspiradores de vida. Por isso, são convidadas para a Mostra as instituições parceiras do programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras, que selecionam alunos e educadores para representa-las.

Os elementos de seleção e competição são colocados aos participantes do programa eZAPe! do ano, como uma forma de motivar os alunos pela excelência em seus projetos e reconhecer de forma justa os destaques do ano em cada Mostra. A Atitudes Empreendedoras realizada em 2017 foi marcada pelo recorde na votação online dos vídeos inspiradores que competiam e ainda pela parceria junto à Universidade Federal de Uberlândia, que abriu suas portas para sediar a apresentação dos projetos selecionados!

Mostra Atitudes Empreendedoras foi desdobrada em duas vertentes:

  • A apresentação dos projetos (Canvas) dos grupos selecionados pelas instituições parceiras que participaram do piloto da plataforma digital eZAPe!. Foram escolhidos 6 grupos (trios de alunos) sendo 2 grupos de instituições de São Paulo, 2 de instituições de Uberlândia e outros 2 da cidade de Araguari. Os alunos, acompanhados de seus professores, apresentaram seus projetos empreendedores em stands montados dentro do 7º Simpósio de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico organizado pela Agência Intelecto da UFU-Universidade Federal de Uberlândia, na quadra do Centro Esportivo universitário. Foi um dia inesquecível para todos os jovens, que além da oportunidade de mostrar suas ideias inspiradoras, puderam conhecer melhor a universidade.
  • A realização de um concurso virtual, que recebeu a inscrição de 79 vídeos inspiradores de 1 minuto feitos por jovens educandos de 7 estados brasileiros (GO, MG, RJ, RS, SC, SP e TO) como exercício de campo durante o Módulo 2 do Programa eZAPe!. Os jovens são estimulados a se inspirarem em pessoas próximas de suas vidas e registrarem suas histórias de empreendedorismo (seja de carreira, de negócio, nas artes, esportes, enfim, empreender destacado como atitude de vida). Os vídeos tinham como tema “O Empreendedor que inspira minha vida” e foram gravados de forma simples, pelo celular, com foco em histórias que demonstrassem as Virtudes Empreendedoras. Foram 40 aprovados na pré-seleção e 3 finalistas que disputaram a preferência do público (votos online pelo portal do IAMAR virtudesqueencaminham.org.br). Foram 3.731 votos online em 3 dias de votação aberta. 5 vezes mais votos em relação à Mostra em 2016! A grande vencedora foi a jovem Yasmim Mascarenhas, da E.E Felisberto Carrejo, de Uberlândia-MG. Além da Yasmin, uma menção honrosa foi dada à aluna Alanis de Oliveira, da E.E. Raul Soares, de Araguari-MG, pela Criatividade apresentada na edição do vídeo. As duas receberam a premiação numa tarde na UFU-Universidade Federal de Uberlândia durante o evento de encerramento do 7º Simpósio de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico organizado pela Universidade. Veja os 2 vídeos das jovens premiadas em http://virtudesqueencaminham.org.br/resultado/
  • Os Vídeos Inspiradores são um projeto suplementar do programa eZAPe!, aberto para participação de todos os jovens que cursam o programa a cada ano. A busca da história inspiradora, identificação das virtudes do empreendedor escolhido e a gravação do vídeo são um exercício de campo para os jovens durante o módulo 2 do programa. A inscrição dos vídeos na Mostra não é obrigatória, mas todos que desejem participar devem se atentar ao regulamento específico, limite de vídeos que podem ser inscritos por instituição, prazos e critérios de avaliação.